Quantidade de Páginas visitadas

Orgãos Colegiados da Escola




GESTÃO DEMOCRÁTICA


    É uma nova forma de administração, em que a comunicação e o diálogo estão envolvidos com intuito de se buscar a articulação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, quais sejam, Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil, a qual requer uma significativa habilidade e sensibilidade para obter o máximo de contribuição e participação.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS


    A APMF é um órgão complementar e cooperador do estabelecimento de ensino que se destina a promover a interação da escola-família-comunidade.

    Na era das inovações, para melhorar a educação é necessária a participação efetiva dos pais, professores e alunos, funcionários em todas as atividades propostas.

E para integrá-los propõe-se:

  • Reuniões;

  • Palestras;

  • Eventos culturais e festivos;

Esses eventos buscam além de seus objetivos imediatos o aprimoramento do saber socializado, bem como a possibilidade de uma discussão ampla sobre as finalidades da educação escolar, priorizando os objetivos que a comunidade escolar almeja alcançar.





CONSELHO ESCOLAR


    Reconhecendo que o Conselho Escolar é um órgão que desempenha funções consultivas, normativas e fiscalizadoras em questões pedagógicas, administrativas e financeiras.

Propõe-se:

  • Promover reuniões de capacitação com reflexões sobre as atribuições do conselho no âmbito escolar;

  • Incentivar os membros do Conselho a participarem dos eventos promovidos pela SEED-NRE e demais seguimentos da sociedade.

GRÊMIO ESTUDANTIL


    Sendo uma representação estudantil propõe-se além de sua criação fortalecer a participação ativa dos alunos em todas as atividades por eles planejadas o que favorecerá a descoberta e a formação de alunos líderes, empreendedores, criativos e críticos em busca de novos caminhos rumo a democratização da escola.


REPRESENTANTES DE TURMA


    Reconhecendo que o aluno representante de turma é uma ponte entre os interesses da turma e demais setores da escola propõe-se:

  • Promover a escolha dos representantes por série e modalidade de ensino;

  • Fortalecer seu âmbito de atuação;

  • Acompanhar e atender as reivindicações;

CONSELHO DE CLASSE


    Órgão Colegiado de ordem consultiva deliberativa em assuntos didáticos pedagógicos com objetivo de avaliar o processo ensino aprendizagem na relação professor-aluno e com procedimentos adequados a cada caso. É um momento de muita importância para a comunidade escolar e, infelizmente é desperdiçado por muitos educadores, quando se transforma num momento de lamentações e de críticas improdutivas aos alunos.

É no conselho de classe que vidas são refletidas, a do professor para rever sua prática e a dos alunos com suas vitórias e derrotas na caminhada escolar. Pode-se definir Conselho de Classe como um momento amoroso, onde se busca a inclusão do aluno na realidade escolar. Assim, manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros e tem como exemplo o mandamento ama o teu próximo como a ti mesmo.

    Busca-se uma escola democrática, autonomia e de qualidade através de projetos específicos para a reversão do frasco escolar, ou seja, a evasão e a repetência.









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito